Google Website Translator Gadget

sábado, 9 de junho de 2012

O fado nas paredes

Resolvidos de manhã os compromissos que nos obrigaram a passar em Lisboa o primeiro dia de uma semana de férias, e com a miúda na escola, decidimos ir almoçar às Portas do Sol, aproveitando algum calor da Primavera lisboeta que finalmente parece reencontrar a sua identidade.
O plano era, depois de almoço, descer pela Rua do Limoeiro até à Sé e aproveitar o resto da tarde para a visitar. Mas o parque de estacionamento das Portas do Sol estava completo e foi impossível estacionar nas ruas circundantes. Voltámos a descer até à Praça da Figueira, onde estacionámos para ir finalmente experimentar as sandes de leitão da Merendinha, na Rua dos Condes de Monsanto, que há tanto nos andavam a escapar.
E que bem nos saiu o desvio! Aquelas lascas de leitão entre as duas metades de um papo-seco, acompanhadas de uma tacinha de branco, são dignas de figurar nos melhores guias gastronómicos da cidade. Uma experiência de que nenhum lisboeta se deve privar. 
Separámos os nossos caminhos ali. Ela em direcção ao carro e aos seus afazeres e eu no sentido inverso. Queria manter o meu plano de ir à Sé, agora subindo pelo Largo do Caldas. Mas, logo no início da Rua da Madalena, o meu percurso desviou-se para atravessar o pequeno arco que conduz às Escadinhas de São Cristóvão.
Os arcos de Lisboa, tantos que tenho explorado enquanto Turista, escondem atrás de si recantos pacatos. Pequenos largos, praças e terreiros que são ilhas de serenidade imunes à efervescência da cidade. Os arcos de Lisboa são istmos. São pórticos mágicos onde não entra o barulho, o calor ou os gases da queima do gasóleo.

No caso deste, a magia é outra. As Escadinhas têm um grupo de amigos que decidiu um dia dar vida a uma parede morta e, como estamos na Mouraria, projectou um mural dedicado ao fado. Um mural que evoca os heróis da canção de Lisboa numa pintura bondosa e libertina, colorida e sensual, alegre e engenhosa. Uma pintura assim:






O caminho para a Sé prosseguiu minutos depois. Mas isso fica para a próxima…

2 comentários:

  1. Excelente trabalho fotográfico. MUITOS PARABÉNS!!

    Vou partilhar na página All you need is PORTUGAL no Facebook.

    ResponderEliminar
  2. Excelente conjugação de texto e imagem. Aguardo a ida até à Sé

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...