Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 2 de março de 2011

Está-se bem em Belém

Ainda me lembro da polémica em torno da construção do Centro Cultural de Belém. Não vai servir para nada! É dinheiro deitado fora! Como é que se constrói uma coisa destas ao pé dos Jerónimos? Aos catorze ou quinze anos, pouco ligava a polémicas, mas esta foi demasiado badalada para dela me esquecer. Tal como não me esqueço da primeira vez que lá fui para um dos seus concertos gratuitos nas noites de Verão que enchiam o Jardim das Oliveiras. A primeira de muitas. Foi nesses concertos que comecei a gostar de jazz. Dos Gaiteiros de Lisboa. E dos Irmãos Catita também. Um ou dois anos mais tarde, descobri o World Press Photo, comecei a ir às exposições pré-Berardo e a interessar-me pela arquitectura - invulgar, na altura - daquele lugar.


Depois descobri que aquela esplanada é um dos melhores sítios de Lisboa para escrever, para ler, para conversar, para estudar. Ou, simplesmente, para estar a par do que vai pelo mundo, sem pressas, sem preocupações...


Descobri também os concertos de fim de tarde, a que assistia sempre que podia e onde ouvi desde cantares alentejanos a peças de clássicos ou jazz experimental, algum dele interessante, outro simplesmente cacofónico, pelo menos para o meu gosto e ouvido. Descobri os Dias da Música, quando ainda eram gratuitos. Namorei, conversei e discuti debaixo das oliveiras. Talvez tenha chorado uma ou outra lágrima. Ou talvez não.


Para algo que se vaticinava supérfluo, é afinal um sítio onde se pode fazer muita coisa, nem que seja não fazer nada... 


... ou entrar numa casa feita de cortiça...


... ou, porque não, dormir uma boa sesta depois do café. 

5 comentários:

  1. Mea culpa. Muito vituperei a construção do CCB cujo objectivo era servir para o Conselho Europeu a 1ªPresidencia da então CE.
    Apesar de continuar a achar um forte sinal de terceiro mundismo obra pública para este tipo de fins, o CCB conseguiu ultrapassar-se.
    E está lindo o jardim das oliveiras.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por nos recordar/ensinar como vale a pena viver o CCB!

    ResponderEliminar
  3. Ola. Cruzei me com o teu blog e gostei imenso do conceito. Eu sou estudante de arquitectura e estou a fazer um trabalho sobre o espaço público do CCB e Belém e no âmbito do mesmo estou a fazer um inquérito. Gostaria de saber se é possível fazer-te um questionário muito simples sobre a tua percepção daquele espaço. A partir das descrições que fazes, quase que não precisaria das tuas respostas, pois expressaste muito bem naquilo que sentes em relação ao sítio. Ainda assim gostaria de ter o teu contributo.
    Cumprimentos,
    Joana Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Joana, com muito gosto! Manda-me um mail para susana.cgfigueiredo@gmail.com para combinarmos.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...