Google Website Translator Gadget

domingo, 14 de agosto de 2011

Provavelmente, uma das mais belas estradas do mundo

Com plena consciência de estar a fazer uma afirmação redutora, digo sem pruridos que a Marginal é possivelmente uma das mais bonitas estradas do mundo. É claro que o número de estradas que eu conheço é ínfimo, se considerarmos a imensidão de vias por esse mundo fora. Mas não interessa. Esta é nossa, é magnífica e está a dois passos de Lisboa. Ora vejam...


O céu da tarde estava com uma limpidez pouco habitual por estas bandas e a visibilidade para os dois lados da Marginal era quase perfeita. Apesar de estar tão perto, raramente vou a Cascais e sempre que lá vou arrependo-me de o não fazer com maior frequência.


As nuvens carregadas para os lados da Serra de Sintra deixavam antever que os dias seguintes seriam menos gloriosos do que o de ontem. Uma boa oportunidade, portanto, para apreciar o caminho e a baía em todo o seu esplendor.


Passeámos um pouco pela vila mas a America's Cup, que está a ter lugar até hoje, encheu as ruas de gente e as fotografias que tirei não captam como deve ser a beleza do lugar. Por isso, ficamo-nos apenas pela baía que, com confusão ou sem ela, dificilmente dá origem a más fotografias. 


Apesar de a partir do século XIX  se ter tornado numa estância balnear de eleição, Cascais mantém bem apertados os seus laços com o mar, não renegando o seu passado de vila piscatória. A qualidade do peixe oferecido é, aliás, um ponto de honra dos restaurantes que proliferam pelas suas ruas. Outra das teimosias de Cascais é recusar-se a ser cidade. O seu estatuto de vila é algo que se tem mantido ao longo dos séculos e, parece-me, faz parte da imagem de marca que os locais querem preservar.


Com a barriga cheia daquilo que nos levou a Cascais na tarde de ontem, despedimo-nos então da baía, que ia já sendo banhada pela luz do fim do dia, e voltámos à Marginal. Em movimento, é mais fácil fotografar o caminho na viagem de regresso e, assim, tentar provar a tese que apresentei no início do post.



Posto isto, digam-me com sinceridade: é ou não uma das estradas mais belas do mundo?

2 comentários:

  1. Maria Helena Sacadura Simões9 de janeiro de 2013 às 16:35

    Obrigada por me ter feito "passar" uma vez mais pela estrada mais bonita do mundo!
    Parabéns pelos seus blogs.
    Vou partilhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Helena :) Partilhe, fico muito contente! Susana

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...